Como garantir a proteção coletiva em locais de instalações elétricas

Nos serviços de instalações elétricas e locais próximos devem ser previstos e adotados equipamentos de proteção coletiva. Um Equipamento de Proteção Coletiva – EPC é todo dispositivo, sistema ou meio, fixo ou móvel, de abrangência coletiva, destinado a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, usuários e terceiros. São eles:

Cone de sinalização

Sinaliza áreas de trabalho e obras em vias públicas ou rodovias e orientação de trânsito de veículos e de pedestres, podendo ser utilizado em conjunto com a fita zebrada, sinalizador STROBO, bandeirola etc. Lavar manualmente em água com detergente neutro, passando um pano seco.

cone-de-sinalização

Fita de sinalização

É utilizada para delimitar e isolar áreas de trabalho. Deve ser armazenada enrolada, em um armário.

fita-de-sinalização

Guarda corpo

Serve para isolar e sinalizar áreas de trabalho, poços de inspeção, entrada de galerias subterrâneas e situações semelhantes. A higienização deve ser manual com água e detergente neutro, passando um pano seco. Deve ser dobrado e guardado na sala de Equipamentos de Proteção.

Cone Sinalizador Strobo

Sinaliza áreas de trabalho, obras em vias públicas ou rodovias (como em atendimentos a acidentes principalmente em períodos noturnos). Lavar manualmente em água com detergente neutro, passando um pano seco. Deve ser guardado na sala de Equipamentos de Proteção. Antes de sair para a atividade, é preciso verificar a carga da bateria e o estado da lâmpada de sinalização.

sinalização-cone-strobo

Manta Isolante / Cobertura Isolante

Isola as partes energizadas da rede durante a execução de tarefas. Para limpar, basta passar um pano seco. Deve ser guardada dentro de bolsa de transporte e armazenada na sala de Equipamentos de Proteção.

manta-isolante

Aterramento temporário

Esse equipamento é utilizado em redes elétricas desenergizadas com a finalidade de proteger o eletricista de descargas elétricas atmosféricas, da indução eletrostática proveniente de nuvens carregadas, do contato com outros condutores energizados, da tensão induzida por linhas adjacentes, dos erros de manobra e de fonte de alimentação de terceiros. Para higienizar, passar um pano seco em todo o equipamento, sempre após o uso. Conservar em local seco e limpo, em bolsas para transporte.

aterramento-provisório

 

Para saber mais sobre a segurança em instalações elétricas, leia também nossos posts sobre placas de sinalização e sobre equipamentos de proteção individual!