Tensão de Passo: O que é e como evitar

Introdução

Boa parte dos acidentes relacionados a descargas atmosféricas são causados pela tensão de passo. Você sabe o que ela é? E mais importante, conhece seus riscos e sabe como evita-la? Abaixo serão apresentados todos os detalhes relevantes sobre o assunto para que você se torne um expert.

O que é Tensão de Passo?

Tensão de passo, ou potencial de passo, é a tensão entre os pés de uma pessoa, ou as patas de um animal, próxima a um objeto aterrado e energizado.

A tensão de passo só aparece quando falamos de altas tensões e isso se dá pela dificuldade que tensões baixas encontram em romper o dielétrico* do solo.

*Dielétrico: é um isolante elétrico que permite o fluxo de corrente elétrica quando sob atuação de um campo elétrico acima do limite de sua rigidez dielétrica.

Para que ocorra a tensão de passo é necessário que uma descarga elétrica atinja o solo. A tensão diminui de maneira gradativa conforme nos distanciamos do ponto atingido pela descarga. A figura 1 ilustra o fenômeno citado.

Observe que os um pé do ser humano da figura se encontra em um potencial, enquanto o outro se encontra sob um potencial diferente, causando assim a chamada tensão de passo.

 

É possível evitar a Tensão de Passo? 

Temos que ser bem cautelosos com o risco de tensão de passo, principalmente porque se trata de um nível elevado de tensão.
Como não podemos eliminar totalmente a chance de ocorrer o aumento de tensão de terra, devemos então aumentar as medidas de precaução quando nos encontramos diante de tal situação.

No caso de uma descarga atmosférica, o principal conselho é se manter no longe do local da descarga, de preferência abrigado em um local seguro, e mantenha os pés juntos. Caso não seja possível manter-se parado e com os pés juntos dê passos curtos para evitar uma grande diferença de potencial entre as pernas.

 

Fonte: EA – Engenheiros Associados e Mundo da Elétrica 

Para ler mais artigos como esse clique aqui